quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

AQUIETAI-VOS

A Bíblia em um ano:
Gênesis 13-15
Mateus 5.1-26




“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.”
Êxodo 14.13-14


Ficar quietos em meio à uma grande tribulação. Isso parece impossível aos nossos olhos, acostumados a verem as pequenas coisas que podem ser feitas por outras pessoas para nos ajudar em uma dificuldade.

Contudo, a inquietação é algo que inibe o trabalhar de Deus em nossas vidas, porque a perturbação do espírito demonstra falta de fé Naquele que pode fazer muito mais do que qualquer outra pessoa poderia fazer por nós.

Nossos olhos estão acostumados a verem coisas pequenas que outros podem fazer. Israel também estava acostumado a ver pequenos livramentos da parte de algumas pessoas que os puderam ajudar em meio à algumas de suas lutas, como Moisés matando um homem para defendê-lo dos maus-tratos dos opressores soldados (Êxodo 2.11-22).

Não que não sejam providências da parte do Senhor. Chega, porém, um tempo, em que o Senhor quer fazer coisas grandes, enormes, milagrosas... maiores que toda nossa ciência poderia imaginar ou entender.

Mas para isso, nos ordena a nos aquietar. E isso se dá por dois motivos: Primeiro, nos acalmando em meio à turbulência da vida podemos demonstrar a Deus que confiamos em Seu agir. Expressamos que temos fé e que sabemos que Ele cuidará de nós. E a fé é a mola propulsora que nos leva a agradar a Deus sempre (Hebreus 11.6). Em segundo, quietos podemos contemplar melhor o agir do nosso Deus. Podemos atentar para os detalhes da precisão e da sabedoria com que Ele age para nos abençoar... podemos ver como é lindo ver Deus trabalhar e demonstrar que Ele é o Senhor de tudo!

Bastam por si só as agitações desta vida, pois é na tranqüilidade e perseverança dos corações dos Seus servos que Deus opera o impossível.