quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pelos outros

A Bíblia em um ano:
Êxodo 14-15
Mateus 17


“Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que Ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes.”
Gênesis 45.5-7



Essa visão do coletivo, com respeito e valorização do próximo é fascinante e plenamente observável em todos os grandes homens que Deus aprovou. Nenhum deles pensava somente em si mesmo quando avaliava as bênçãos recebidas de Deus ou a ardileza da sua tarefa a desempenhar. Eles sempre viam os outros primeiro.

Esse tipo de comportamento altruísta e servil como a de José do Egito – reconhecendo os planos de Deus depois de toda a luta que teve de enfrentar – tem se tornado escasso no meio cristão, e isso é grave sinal de problemas, de falta de espiritualidade. Por causa do egoísmo, muitas ovelhas são feridas e abandonadas. Por causa dele, muita dissensão é semeada e muita gente é desprezada.

Vivemos numa época onde a satisfação pessoal – e individual – tem sido o tema principal na grande maioria dos eventos da Igreja. Mas esse princípio é contrário àquele que Jesus ensinou, que “quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente.” (Marcos 10.43-45)

Jesus pensou nos outros antes de cumprir Sua missão. José entendeu que os outros eram a explicação mais correta para tudo o que ele passou. Salomão desprezou as riquezas em favor da sabedoria e do discernimento para lidar e liderar os outros (1Reis 3.8-9). Paulo desejou até deixar Cristo por amor aos outros (Filipenses 1.21-24).

Que sinal do amor de Deus em seu coração você também pode dar aos outros hoje?