segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

... E Ele os exaltará!

A Bíblia em um ano:
Números 1-3
Marcos 3


“Aproximem-se de Deus, e Ele Se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará.”
Tiago 4.8-10


Às vezes, por mais que tenhamos Jesus em nossas vidas, um vazio entra em nossos corações. Não somos super-heróis. Somos crentes e, antes mesmo disso, somos humanos. E humanos se perdem pelo caminho, se desviam do alvo, choram pelas perdas.

Quando em situações assim, três atitudes nossas são necessárias, para que Paz de Deus retome nossos espíritos. A primeira delas é conversar com o próprio Deus, em plena sinceridade de coração. “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-Se e grande em benignidade, e Se arrepende do mal.” (Joel 2.13 - ARA)

Uma oração contrita e honesta chama a atenção do Senhor e produz efeitos inimagináveis. “Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus no céu dizendo: Nós transgredimos, e fomos rebeldes... [...] Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado. Invoquei o Teu nome, Senhor, desde a profundeza da masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o Teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu Te aproximaste no dia em que Te invoquei; disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, a minha causa; remiste a minha vida.” (Lamentações 3.41-42, 54-58)

A segunda atitude é buscar na Palavra de Deus o conforto, a solução, a resposta. É examiná-La minuciosamente, aprender com Ela, e assim alimentar nossos espíritos famintos do conhecimento e da sabedoria de Deus, que podem guiar nossos passos e nos alegrar. “Goteje a Minha doutrina como a chuva, destile a minha Palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.” (Deuteronômio 32.2 - ACF)

A Palavra de Deus guardada em nossos corações garante a presença permanente de Cristo em nós e, consequentemente, Sua Paz. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14.23 - ACF)

E a terceira atitude é fazer uma revisão de vida, é ter a atitude de buscar e conhecer o lugar da falha, retornar ali e recomeçar. “Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te...” (Apocalipse 2.5)

Paulo fazia esse tipo de análise, e concluía sempre que o pecado estava constantemente em sua carne (Romanos 7.22-25). Por isso, ele deveria permanecer vigilante, sempre atento às ciladas do mal para que estas não lhe afastassem de Cristo. “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico” (Romanos 7.19), disse Paulo, que se dispunha a recomeçar a cada instante em Jesus, para que o poder do pecado não tivesse domínio sobre ele.

Talvez, mais do que nos apressar tentando resolver alguma coisa em nossas vidas, mais do que pedir, pedir e pedir uma providência a Deus, mais do que nos permitir ser consumidos pela ansiedade, tudo o que precisamos fazer hoje é voltar atrás, orar um pouco mais ou buscar mais da Palavra de Deus, para que sejamos completos e tenhamos condições de realizar todo o mais que a vida nos trouxer para este dia.

Fale com Deus em oração agora. Ouça-O falando com você pela Bíblia hoje. Volte onde você caiu e converta-se “ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-Se e grande em benignidade...” (Apocalipse 2.5 - ACF).

Comece seu dia conversando com quem pode te ajudar a vivê-lo melhor.