quarta-feira, 27 de abril de 2011

A pessoa certa

A Bíblia em um ano:
1 Reis 1-2
Lucas 19.28-48


“Assim diz o Senhor: ‘Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto’.”
Jeremias 17.5-8


Certa vez tive uma infecção urinária e precisei tomar um medicamento específico para tratar esse problema que, costumeiramente, se agrava rapidamente e causa complicações envolvendo outros órgãos do nosso corpo. Nessa época, eu também estava tomando outra medicação por causa de uma infecção ocular grave, causada por um cisto adquirido de pêlos de animais. Essa medicação continha em sua fórmula um componente do qual sou alérgica.

Para tratar a infecção urinária, fui a um médico que não fez nenhum tipo de investigação sobre minha saúde. Simplesmente ouviu meu relato e me receitou certo remédio em cuja fórmula também havia o tal componente que meu corpo não tolera. Embora eu tenha tomado doses altas do medicamento – conforme a prescrição médica – o meu problema não foi resolvido.

Então, um parente me indicou um segundo medicamento, que também possui em sua fórmula o mesmo componente. Tome as duas injeções na farmácia [na hora do desespero a gente é capaz de tudo...], mas o problema persistiu.

Quando meu corpo reagiu apresentado várias manchas como de hematomas azuis e pintinhas vermelhas que coçavam, fui [ainda com infecção urinária] a uma dermatologista e, só então, descobri que tinha alergia a sulfa [o tal composto químico]. As manchas nada mais eram que a reação do meu organismo ao medicamento que ele não tolerava. A própria médica que prescreveu a suspensão do uso dos medicamentos me disse: “Dê graças a Deus porque seu corpo reagiu com manchas e coceira. Com essas doses altas de medicação que você tomou [6 comprimidos/dia para tratamento do olho, 4 comprimidos/dia + 2 injeções para tratamento da infecção urinária], certamente você foi salva de uma parada cárdio-respiratória e de falecer em questão de minutos.”

Esse risco todo que corri deveu-se a dois motivos: eu tomei o que não devia, prescrito por pessoas que não conheciam meu caso a fundo. E ambos têm origem num só: eu confiei na ajuda de pessoas erradas. Foi só pela misericórdia do Senhor que sobrevivi.

Em nossas vidas fazemos isso constantemente, mas com um agravante que caracteriza nossas atitudes como ainda mais tolas: nós sabemos quem é o único Especialista capaz de tratar nossas causas e, ainda assim, continuamos recorrendo a outras pessoas, a outras coisas, a outros recursos. Nós sabemos que o Senhor Jesus é a solução para toda a nossa vida, mas continuamos confiando em soluções que pessoas e bens, dinheiros e influências possam nos dar.

Só que pessoas, por mais amigas e próximas que sejam, não conhecem nosso íntimo nem podem esmiuçar nossos corações. Bens, dinheiros, influências, por maiores e mais prazerosos que sejam, não podem pagar pela Paz em nossas almas nem preencher o vazio do nosso interior.

O Senhor me deu livramento de morte quando tomei medicamentos de forma ignorante e irresponsável. Mas isso pode não se repetir novamente, por mais paciência que o Senhor tenha comigo, porque agora conheço a verdade a meu respeito; estou consciente que tenho alergia a sulfa e devo agir com prudência, informando isso aos médicos todas as vezes que um deles me prescrever alguma medicação ou que eu for submetida a uma intervenção cirúrgica.

Certamente muitas das nossas adversidades hoje poderiam ser evitadas se tão somente deixássemos a imprudência, a teimosia e a incredulidade de lado e fôssemos procurar ajuda diretamente com o Senhor.


Seja qual for o nosso problema [espiritual, físico, mental, material] Jesus Cristo sempre será a única resposta cabível, completa, perfeita. E o Seu diagnóstico sempre será preciso, exatamente de acordo com o que precisamos e na medida exata em que precisamos. Portanto, confie nEle. Entregue tudo a Ele. Ele sabe como cuidar de você.

Como terminou minha história? Bem, eu fui a outro médico e expliquei mais detalhadamente minha situação. Ele, bem mais experiente e capacitado, me deu um leve sermão sobre tomar medicamentos sem prescrição médica e sobre a necessidade de detalhar todo nosso histórico para um médico antes de receber suas orientações.

Pareciam as palavras de do Senhor, nos lembrando da Sua competência ímpar para nos auxiliar e tratar por inteiro, sendo Ele o médico que capacita os nossos médicos a serem médicos...