sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cumprir e ensinar

A Bíblia em um ano:
Jó 36-37
Atos 15.22-41

“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”
Mateus 5.19


Sendo a Palavra de Deus um tesouro incomparável – o caminho que leva a Cristo, e sendo Cristo nossa fonte de vida, paz, alegria e salvação, não deveríamos nós anunciar a mesma graça que recebemos a outras pessoas e compartilhar com elas tal maravilha?

O egoísmo, porém, sempre foi um mal comprometedor para os seres. O caráter é manchado e as atitudes tornam-se incorretas porque visam benefícios próprios somente. Foi assim com Lúcifer, que desejou a glória de Deus para si no Éden.

É assim conosco que buscamos e desejamos sempre o melhor para nós mesmos sem nos preocuparmos com o bem-estar de nossos semelhantes. Contudo, segundo Jesus, os “grandes no reino dos céus” são exatamente as pessoas caridosas, que sabem compartilhar da graça que receberam. Elas não se contentaram apenas em cumprir as Escrituras e guardá-las para si, mas tiveram a bondosa atitude de ensinar a outros que precisavam conhecê-Las.

Foi assim com Jesus, que renunciou toda Sua vida de glórias para nos ensinar o Caminho que conduz a Deus. Foi assim com os discípulos, que abriram mão de sua liberdade no mundo e sua vida em família para anunciar o Evangelho da salvação em Cristo, porque entenderam e respeitaram a ordenança do Senhor que nos exorta: “De graça recebeste, de graça dai” (Mateus 10.8).

Deveria ser assim também conosco, que nada pagamos por tão grande maravilha que nos foi concedida por Deus, a saber, a salvação do Emanuel, que é tão abundante (foi por todos os homens da terra) e tão necessária ao mundo!