terça-feira, 12 de julho de 2011

(Des)Ocupado?

A Bíblia em um ano:
Salmos 4-6
Atos 17.16-34


“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. (...) Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela; então voltou ela para sua casa.”
2Samuel 11.1,2,4



Lendo a Bíblia podemos observar sem muitos esforços que Deus não costuma usar pessoas desocupadas para realizar Seus propósitos no mundo.

Gideão estava malhando trigo no lagar quando o Anjo do Senhor veio a seu encontro (Juizes 6.11). Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, quando o Anjo do Senhor lhe apareceu em meio de uma sarça em chamas e lhe anunciou os planos de salvação para Israel através de Moisés (Êxodo 3.1-2). Elizeu lavrava com doze juntas de bois adiante de si, quando Elias o achou e lançou sobre ele a sua capa, confirmando sobre ele o chamado divino (1Reis 19.19-21). Pedro e André lançavam as redes ao mar quando receberam o convite de Cristo para serem pescadores de homens (Mateus 4.18-20). Já Tiago (filho de Zebedeu) e João, seu irmão, consertavam as redes (Mateus 4.21-22). Mateus trabalhava na alfândega, e por Jesus também foi chamado (Mateus 9.9)... E tantos outros podem ser citados como servos trabalhadores de Deus, empenhados em seus ofícios.

O próprio Davi estava no campo a pascentar as ovelhas de seu pai, quando Deus enviou Samuel a ungi-lo como rei (1Samuel 16.11-13). Contudo, depois de reinar sobre Israel e vencer muitas batalhas, Davi resolveu não descer ao combate e ficar desocupado em sua casa. E assim seguiu-se o adultério com Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias. Em seguida, indiretamente Davi comete um homicídio, ao ordenar que Urias fosse colocado na frente da maior força da peleja para que fosse ferido e morresse (2Samuel 11.15-17), e assim se fez.

Por causa do pecado de Davi, maldições foram lançadas sobre sua família (2Samuel 12.9-31; 13 a 18).

De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as “coisas que são de cima” (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17).

Há um velho ditado que diz que “a mente vazia é oficina do diabo". Envolva-se no trabalho do Senhor e nunca olhe para trás. Ocupe-se atendendo às necessidades dos outros e você terá pouco tempo (ou necessidade) de se preocupar com suas próprias necessidades ou em satisfazer os desejos da sua própria carne.

Uma mente ocupada por Deus nunca tem tempo para ocupar as mãos com coisas inúteis e perversas.


"Pai, abençoa meu ofício, dia após dia, a fim de que Teu nome seja glorificado em toda obra que eu realizar. Eu Te ofereço minha mente para que o Senhor a ocupe por completo, e minhas mãos para que trabalhem a serviço do Reino. No nome daquele que realizou o mais penoso de todos os trabalhos (morrer pelo mundo) e me ordenou o mais belo ofício (que é anunciar a salvação), eu oro. Amém."