domingo, 17 de julho de 2011

Melhor ter esperança...

A Bíblia em um ano:
Salmos 18-19
Atos 20.17-38



“Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nEle. O SENHOR é bom para todos os que confiam nEle. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR.”
Mateus 8.24-25-NTLH


Nós temos muitos motivos para esperarmos por Deus e por Seu tempo para que se cumpram todas as coisas em nossas vidas. Permita-me contar alguns deles com você...

Um deles é o fato de nós, cristãos confessos, pertencermos a Ele. Somos propriedades do Senhor e Ele é o dono das nossas vidas. Como um pai que cuida altruística e cuidadosamente do filho, assim o Senhor cuida de cada um de nós. Nós somos dEle. E isso basta para que Ele tenha o domínio sobre nós.

Outro motivo pelo qual é mais do que correto esperarmos em Deus é o fato da Sua Palavra ser sempre verdadeira. Ele é fiel e todas as coisas que promete se cumprem, num tempo próximo ou distante de nós. Mas sempre – e sempre – se cumprem. A Bíblia é um excelente exemplo de promessas cumpridas e de muitas outras que ainda estão em andamento para que seu cumprimento seja efetivo.

Mais um motivo é que Deus tem sempre um propósito que, embora desconheçamos, tem a ver com o louvor da Sua glória e a o nosso gozo completo. Às vezes o Senhor não nos tira de um determinado lugar porque quer nos exaltar ali. No tempo certo, Ele será adorado por aqueles que verão a vitória dos Seus amados, e os Seus amados jubilosos e gratos serão ao Senhor por tamanha bondade, que excedera todas as suas expectativas.

Esperar pelo Senhor também é uma oportunidade de fazermos prova do Deus a quem servimos e confirmar Sua bondade e fidelidade. Quem não espera não tem bons testemunhos sobre Deus porque não Lhe deu tempo para agir (o tempo de Deus não é o nosso). Quem espera nEle, entretanto, é testemunha ocular da fidelidade do Senhor e do Seu maravilhoso poder.

Esperar pelo tempo e pela vontade do Senhor é uma maneira de exercitarmos nossa fé e de aprendemos a produzir paciência. Essas virtudes somente acrescentam à nossa pessoa, ao nosso caráter e, sobretudo, nos fortalecem nessa longa caminhada para o Céu.

Enfim, eu poderia ficar horas aqui te dando outros motivos para confiar em Deus e esperar por Ele, pela Sua vontade, pelo Seu tempo. Mas vou terminar essa meditação lembrando que Deus cumpre as Suas promessas de acordo com a Sua soberana visão, não só das nossas necessidades individuais, mas de um mundo inteiro de filhos e filhas que dependem dEle. Os verdadeiros filhos de Deus entendem isso e esperam que Deus cumpram as Suas promessas mesmo quando tudo diz o contrário e pareça não condizer com nossas expectativas.

De fato, não condizem. A vontade do Senhor é sempre melhor. Jesus, que Se recusou pôr Deus à prova, com o tempo tornou-Se a maior prova de que, no tempo certo e com extraordinária glória, Deus cumpre todas as Suas promessas.

Então, tenha fé e paciência. Espere por Ele!