sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sempre foi assim...

A Bíblia em um ano:
Salmos 31-32
Atos 23.16-35

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”
1Pedro 5.8


Vez em quando vejo algum comentário de alguém, mais ou menos assim: “Quando eu não era crente, eu não passava por tantas lutas.” Ou assim: “Depois do batismo, as coisas sempre pioram!”

Na verdade, elas não pioram, mas somente se revelam. Quando estávamos nas trevas, juntamente com satanás, não víamos o que ele estava fazendo. Estávamos iludidos e pensávamos que nossa vã maneira de viver estava correta. Depois que fomos chamados para a luz, ficamos de fora das trevas e passamos a ver como o satanás investe para nos aprisionar, nos derrubar, nos vencer e destruir (João 10.10).

"Tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas" (Efésios 5.13). A diferença é que agora enxergamos o que ele fez o tempo inteiro (e continua fazendo), e já não estamos mais aliados com ele , mas lutamos contra ele (Efésios 6.12), e isso certamente traz muitos desgastes com os quais não estávamos acostumados, quando éramos enganados e nos iludíamos que estava tudo bem.

O diabo sempre foi nosso inimigo mortal. Ele usou a serpente para enganar Eva ainda no Éden, e assim tentou destruir os planos de eterna comunhão que Deus havia traçado para nós. Ele sempre nos odiou. Ele perdeu seu lugar de proximidade de Deus e agora é obrigado a ver o homem se deitando no colo do Senhor e chamando-O de Pai. Satanás desejou ser Deus mas ele foi lançado para o abismo, e hoje ele vê o homem nomeado como herdeiro do Senhor. Ele também sabe que o inferno foi preparado para ele e para seus anjos (Mateus 25.41), enquanto um galardão e vida de bonança eterna é o que terão os filhos de Deus (Apocalipse 3.21; 20.6; 21.4).

Por isso Jesus não disse que o diabo “andará” ou “andava” ao nosso redor, rugindo como um leão, procurando a quem possa devorar. Não. Ele disse que o diabo “anda”. Desde que ele é diabo e que o homem existe, ele “anda” tentando nos destruir constante e insistentemente. Foi assim desde o início e continuará sendo, até que o Deus de paz o esmague debaixo dos nossos pés! (Romanos 16.20)

Portanto, alegre-se em Deus, pois as investidas do diabo nada mais são do que a nitidez nos teus olhos te permitindo ver a realidade dos fatos: que ele quer nos impedir de completar nossa carreira e recebermos o troféu de glória que Jesus nos prometeu. Mas, se você permanecer sóbrio e vigilante, vencerá com  Cristo Jesus e também terá o gostinho de ver satanás completa e eternamente derrotado, naquele grande dia.


Meu Senhor, saber que o diabo não anda satisfeito comigo e vive a me afrontar, de certa forma, dá Paz à minha alma, pois entendo que estou andando contrário a ele. Já não estou mais no mesmo sentido que ele e longe do Senhor. Contudo, sei que ele é muito forte. Sei que ele é astuto e terrivelmente mau. Por isso, peço que o Senhor me cubra com Teu sangue, precioso Jesus, e nos revista com toda a Tua armadura, para que possamos resistir firmemente às ciladas do maligno. Só o Senhor é mais forte que ele e pode nos garantir vitória a cada instante. No nome de Jesus, nosso Salvador e Rei, Teu povo sobre toda a terra clama e agradece pelas promessas de triunfo e palavras de vida eterna. Amém.