quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Faxina espiritual

A Bíblia em um ano:
Salmos 97-99
Romanos 16



“Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.”
1Coríntios 11.31-32


Este tempo seco e frio daqui de Brasília complica ainda mais meus problemas de saúde, principalmente no tocante aos problemas respiratórios. A poeira – que inevitavelmente se propaga por todos os cantos da casa – sem dúvida alguma é minha arqui-inimiga. Manter a casa muito bem limpa e com ar moderadamente umedecido é a melhor maneira de amenizar meu sofrimento.

Mas dar faxina em uma casa não é algo fácil de se fazer [as faxineiras que o digam!], se nosso intuito é realmente deixar a casa bem limpa. Com o tempo, a sujeira vai se acumulando nos cantos, impregnando lugares pouco visíveis ou pouco acessíveis [como embaixo dos móveis, por exemplo], a poeira se amontoa até nos lugares mais inusitados... Ufa! Dá desânimo só de imaginar a trabalheira que será deixar essa casa mais limpa e aconchegante.

Parece a história das nossas almas, não é? Você já ouviu o Senhor te dizendo que é hora de você fazer uma faxina na alma? Isso é possível? Ele sabe que sim, mas sabe que não conseguiremos fazer sozinhos. Se nossas casas físicas são difíceis de serem totalmente limpas mesmo em todos os cantos que podemos ver, imagine as nossas almas, que não podemos ver.

Por isso, Deus é que quem nos deve julgar, porque só Ele pode observar o que se passa no interior dos corações e detectar todo o mal que deve ser retirado de lá. Ele consegue alcançar cada cantinho do nosso interior e só Sua mão forte pode limpá-lo por completo e com total eficiência.

Quando nós tentamos fazer isso, nós não vemos muito a transformar. Nós não alcançamos os cantinhos, não conseguimos verificar a sujeira escondida, e deixamos – por conveniência ou não – que ela se acumule, emperrando articulações que precisam funcionar corretamente para garantir o movimento de nossos membros espirituais, assim como as articulações de muitos móveis e equipamentos, portas e janelas, precisam estar sempre limpas e garantir o bom funcionamento daquele objeto especificamente.

Além disso, a sujeira desencanta os visitantes. A poeira incomoda quem vem à nossa casa, e geralmente adoece quem mora dentro dela. Da mesma forma, as pessoas que vêem sujeiras espirituais em nosso caráter se desencantam com Cristo, porque nós levamos o nome dEle em nós. Elas se incomodam com os exageros da nossa religiosidade ou com os excessos causados pela nossa falta de conversão, mascarada pela hipocrisia e verificada pelo muito falar e pouco agir.

Só Deus pode nos mostrar tudo isso e nos julgar da maneira correta, de modo a nos disciplinar e nos transformar a cada dia, com o objetivo de não nos deixar sermos condenados com o mundo quando tivermos de comparecer ante o tribunal de Cristo.

Se dependesse de nós, tudo estaria bem, mas Deus sabe que não está. Por causa das almofadas bem dispostas sobre o sofá da sala, ou por não haver louças sujas na pia ou roupas sujas jogadas no chão do banheiro, as visitas que vêm à minha casa até podem achar que está tudo muito limpo e organizado. Mas eu, que moro aqui dentro dela, sei que não está. Por isso, hoje pretendo terminar uma faxina que comecei logo pela manhã.

Deus mora dentro de você? Então Ele – e só Ele – sabe que não está tudo limpo e organizado por aí. Ele está trabalhando em você e te ajudando a limpar sua alma? Então, ajude-O também, dando-Lhe toda a liberdade que Ele precisa, e sendo submisso e obediente a Ele. Ele sabe o que deve ser feito, e sabe fazer muito bem. [Não há melhor faxineiro espiritual do que o Espírito Santo de Deus!]. Ele está fazendo essa faxina espiritual em mim todos os momentos, e você não vai se arrepender se deixá-Lo fazê-la em sua alma também.

Por falar em faxina, dê-me licença, por favor... Ainda tenho muitas coisas para limpar por aqui. E limpeza sempre nos faz muito bem.