terça-feira, 1 de novembro de 2011

Poderosas sementinhas...

A Bíblia em um ano:
Jeremias 24-26
Tito 2




“O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".”
1Samuel 16.7

Estive lendo sobre a chia, uma semente originária do México, que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Embora seja grãozinho minúsculo, quinze a vinte vezes menor que um grão de feijão, a poderosa chia tem 2 vezes mais potássio do que a banana, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, 6 vezes mais cálcio do que o leite integral, 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão, 12 vezes o próprio peso (é o que ela absorve de água), 15 vezes mais magnésio do que o brócolis. Além disso, a chia tem diversos benefícios: causa saciedade, combate inflamações, desintoxica o organismo, colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. *

Curioso, não? Um grãozinho tão “zinho” oferecendo tantos benefícios...

É uma ilustração precisa de como Deus nos vê e do que espera de nós. Ele não Se atém ao nosso exterior, se somos altos ou baixos, grandes ou pequenos, negros ou brancos, fortes ou fracos, gordos ou magros, ricos ou pobres, etc. Ele prefere sondar nossos corações e ver o que há dentro deles. E de acordo com o que for, então, o Senhor realiza grandes obras no mundo através das nossas pequenas vidas.

O quase anônimo Ananias orou pelo poderoso Saulo de Tarso, que veio a se tornar Paulo, apóstolo de Jesus Cristo e autor das cartas mais importantes que já foram escritas para a humanidade: as epístolas paulinas, na Bíblia Sagrada.

O leproso e paupérrimo Jó orou pela salvação dos seus amigos “perfeitos e santos”, e estes foram perdoados por Deus.

A serva de nome desconhecido indicou o caminho da cura ao poderoso Naamã.

O profeta Natã revelou o pecado do poderosíssimo rei Davi e lhe exortou com autoridade. Este, algumas décadas antes, quando criança, enfrentou e venceu o temido gigante Golias, dos filisteus, realizando um feito que nem o exército inteiro de Israel ousou fazer.

O humilde carpinteiro de Nazaré venceu o poderoso satã e rompeu com as muralhas do inferno, trazendo salvação ao mundo e restaurando a comunhão do Criador com a criatura, até então, escravizada pelo pecado.

Provas concretas de que Deus não necessita dos diplomas, do dinheiro, nem do potencial físico ou intelectual de alguém. O que somos, temos ou podemos fazer não encanta os olhos do Senhor, pois tudo isso é apenas o resultado do Seu Espírito habitando em nós ou não.

Numa comparação mais grotesca, nós somos embalagens, e Ele é o produto dentro dela, lhes dando alguma utilidade. Somos a roupa, e Ele é o corpo que sustenta e exibe a roupa. Somos apenas o jardim, mas Ele é a casa que abriga e protege as pessoas. Nós somos simplesmente as mangueiras, e Ele é a água a fluir pelo mundo, trazendo amor, perdão, cura, libertação, renovo e salvação para quem desejar beber da água da vida e saciar sua sede de vida livre e abundante.

Devemos, então, ser chias, não sementes de abacate. Você conhece alguém que come semente de abacate? Embora ela seja grande e vistosa [pode até trazer-nos algum benefício, se ingerida como chá, mas], eu não conheço ninguém que faça isso. Contudo, conheço uma porção de pessoas que consomem chia, pelo menos duas vezes por dia.

A questão é: o diabo anda por aí, cochichando palavras de desânimo aos nossos ouvidos, querendo nos convencer que somos inúteis porque não temos dinheiro, que somos débeis porque temos algum problema de saúde, que somos impotentes porque não tempos diplomas, certificados, ou grandes cargos. Seja qual for o astuto argumento do mal, lembremos que quem nos chamou foi o Senhor. E se Ele o fez, é porque Ele viu em nós um coração quebrantado, onde Ele pudesse habitar e reinar, e de onde Ele comandaria grandes revoluções e milagres neste mundo.

Ele é a força que há em nós. E maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Nós somos Suas sementinhas, e no nosso interior está a essência da vida, a Sua gloriosa presença, trazendo esperança para este mundo. (Colossenses 1.27)


(*) Disponível em http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/chia-semente-elimina-gordura-637198.shtml.


Deus Forte e Soberano, que habita em meu pequeno coração, eu venho me fortalecer em Ti, e me dispor para servir-Te como o instrumento que bem queiras, de forma a alcançar vidas com todos os dons que o Senhor me deu. Desperta, Pai, nessa pessoa que lê essa mensagem agora, o desejo e a força para Te ser útil nesta terra, sem dar ouvidos aos desprezos e às desfeitas que o diabo vem sempre nos faze. Ele quer nos frustrar e desestimular, mas venceremos em Ti, e seremos grandes bênçãos para o nosso povo, porque não iremos por nossas próprias forças, mas pela Tua glória que já chegou às nossas vidas. Oramos e prosseguimos em fé em nome de Cristo Jesus, nossa força e sabedoria para evangelizarmos o mundo. Amém.