domingo, 18 de dezembro de 2011

Detestável vaidade!

A Bíblia em um ano:
Obadias
Apocalipse 9


By Elaine Cândida, com imagens do Google.


“Antes da sua queda, o coração do homem se envaidece. Mas a humildade antecede a honra.”
Provérbios 18.12



O orgulho é algo detestável.

Pessoas orgulhosas comumente chamam a atenção para si, não pela sua beleza, mas pela feiúra de muitas das suas atitudes.

Pessoas arrogantes comumente esnobam os mais fracos, os menores, os menos favorecidos. Frequentemente, se vêem como melhores, como as donas da razão, como as perfeitas dentre todos. Pessoas altivas sempre são grosseiras, se não com gestos, pelos seus olhares rompantes, inchados de autossuficiência e presunção. Pessoas soberbas ofendem, discriminam, diminuem, excluem. E acabam se tornando inconvenientes.

Essas pessoas existem aos montões, e estão no meio da Igreja também. Muitos cristãos se posicionam como se eles fossem o único alvo do Evangelho. Professar o nome de Cristo, porém, é viver muito aquém de praticar o que Ele ensinou. E Ele ensinou humildade, do início ao fim da Sua vida enquanto homem.

Humildade é uma das mais belas características que alguém pode ter. E Jesus valorizou essa virtude como uma marca registrada que identifica os verdadeiros seguidores do Senhor.

A Bíblia explicou que o orgulho precede a ruína (Provérbios 18.12), e essa ruína refere-se a tudo o que diz respeito ao altivo de coração. Seus relacionamentos são danificados e instáveis, seu coração se enche de emoções e rapidamente se esvazia outra vez, sua capacidade de ser alguém melhor é limitada unicamente àquilo que a pessoa quer aprender por interesse próprio. Como um todo, falta-lhe paz e satisfação. Sobram-lhe aparências.

Se você é um Filho de Deus, procure ser mais parecido com Jesus. Procure viver como Ele viveria e ser o que Ele quer que você seja: um grande no Reino dos Céus. E os grandes no Reino dos Céus são precisamente os humildes e os que sabem servir.

Que o Espírito Santo te ajude a desenvolver essa virtude. E os que te cercam certamente poderão encontrar Cristo em você.