quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Peça ajuda!

A Bíblia em um ano:
Miquéias 5-7
Apocalipse 12-13

“Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o Teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.”
Salmos 19.12-13


Depois de um ano de muita (mas... muita, muita!) correria, finalmente estou de férias. E, na prática, férias não são apenas um período para descansar, mas um período para fazer aquilo que não tivemos tempo de fazer ou de concluir no decorrer do ano útil.

Confesso que minha residência estava gritando por uma faxina bem dada. Nesses últimos dois dias eu resolvi atender ao seu clamor: dediquei os dois primeiros dias das minhas férias arrastando, esfregando, limpando, e repugnando com a sujeira acumulada nos cantos. “Que coisa horrível!” É o que eu dizia cada vez que tirava algo do lugar e via uma sujeira impregnada bem escondidinha ali.

Creio que seja isso que gente quebrantada costuma dizer também, quando encontra uma nova mancha que precisa ser removida da sua alma. As aparências até enganam, mas por dentro sempre há algo para ser limpo em nossos corações.

O salmista pensou nessas possibilidades, e sabia que não poderia fazer isso sozinho. Pediu ajuda do Senhor, o único que pode alcançar a alma: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos” (Salmos 19.12). Assim como eu precisei de alguns produtos especiais para remover limo, gordura e manchas, e também de alguns instrumentos como buchas, panos e um ótimo escovão, nós precisamos do auxílio divino para fazer uma faxina em nossas vidas.

Sentimentos maus, pensamentos negativos, culpas e acusações, inclinação para o pecado, cansaço, desilusões, dores e feridas abertas não tratadas... Todas essas e outras coisas costuma latejar dentro de nós e precisam ser removidas. Mas só com o Senhor podemos enxergar o quê e tratar da melhor maneira.

Faça um exame da sua alma. Peça ao Senhor para te ajudar a ver o oculto. E clame a Ele para promover uma grande faxina no seu coração. Depois de algum tempo, você poderá observar um coração limpo, perfumado, emanando a glória de Deus e acolhendo quem precisa encontrá-la também.