quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Por deixar as trevas e andar na luz...

A Bíblia em um ano:
Joel 1-3
Apocalipse 5-6


“Mas o Senhor disse a Ananias: ‘Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o Meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo Meu nome’.”
Atos 9.15-16


Ao contrário do que parece, o Senhor não está agindo com sentimento de vingança contra Paulo nestes versículos. Não. Ele está apenas declarando aquilo que é verdade na vida de qualquer pessoa que passa para o lado de Jesus. Ele está contando sobre uma realidade dura, de perseguições, renúncias e humilhações, e está localizando Paulo dentro dela.

Quando estamos distantes de Cristo, o mal se alegra e tenta nos agradar, de forma a nos encantar e enganar que aquela situação é boa e suficiente para nós. Porém, quando Cristo tem acesso ao nosso coração, mostra, com Sua luz, o verdadeiro valor e a verdadeira intenção das trevas, expondo claramente os danos que ela causa. E se aceitamos essa ajuda do Senhor para deixarmos as trevas e rumar à luz, insatisfeito, o mal se levanta em todas as suas possibilidades para nos desanimar, enfraquecer, frustrar nossa fé e apagar novamente a luz.

Paulo passou da escuridão para a luz. Atendeu o chamado. Tornou-se um santo e um exemplo. Agitou o mundo. Não estava sob maldição de Deus. Estava sob o Seu controle e andando na Sua luz. Se você está na luz, também está sujeito às muitas dores, aos muitos sofrimentos e afrontas, o que também [e primeiro] caracterizou o ministério e o martírio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Existe um reino de trevas que pretende desviar a nossa fé e frustrar os planos de Deus em nossas vidas. Mas permaneçamos firmes no Senhor e vivamos abundantemente a Sua graça! Prossigamos sem olhar para trás e sem nos assombrar com o mal que se aproxima à nossa direita e com o que ruge à nossa esquerda. Certamente Deus está nos mostrando também o quanto é necessário padecer pelo Evangelho, o quanto Seu nome em nós produz ira no mundo.

Vamos abraçar essa honra de caminhar de mãos dadas com Deus enquanto o mundo caminha de mãos dadas com a perdição. Pois é só na contramão do mundo que chegaremos ao Céu. Somente contrariando opiniões e desafiando a lógica humana, natural, carnal e maligna, que nos encontraremos com Cristo e chegaremos, de glória em glória, ao lugar de descanso eterno, onde o irmão Paulo já se encontra, e onde nós também seremos coroados.




Meu Senhor, de fato, viver o Teu Evangelho é um grande desafio, pois o mundo investe pesado contra qualquer um que se arrisca. Paulo esteve do lado de lá, investindo contra quem Te buscava. Hoje ele está do lado de cá, e já foi muito perseguido por ter Te Amado e seguido. Essa é a sina de todos que Te amam e Te acompanham, Senhor Jesus. Mas ninguém que fica para trás, ninguém que permanece na escuridão consegue chegar aonde os Teus santos chegam. Ajuda, pois, o Teu povo a ser forte e constante na presença do Senhor, até que ultrapassemos os limites desta vida e entremos no Lar Eterno, onde a Paz e a glória eterna já estão preparadas para nós. Oramos em Teu nome, diante do Pai das luzes, que Te enviou a nós para que pudéssemos deixar as trevas e caminhar na luz do Teu amor, do Teu perdão e da Tua salvação. Amém.