terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que eu posso oferecer?

A Bíblia em um ano:
Levítico 6-10

“E Jesus, chamando os Seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está Comigo há três dias e não tem o que comer, e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.”
Mateus 15.32


Muitas vezes as pessoas se aproximam de nós sem sabermos o porquê. Pode ser por algum interesse, pode ser sem interesse algum, pode ser por gostar de estar conosco, pode ser por falta de opção, pode ser porque as convidamos, pode ser porque as atraímos, pode ser porque nós precisamos delas, ou simplesmente porque elas precisam de nós. Ou, até, por terem sido obrigadas a se aproximar de nós.

Seja lá por qual motivo for, a verdade é que nunca se aproximam sem um propósito, ainda que ambas as partes o desconheçam.

O importante é que Deus conhece. Ele sabe exatamente o motivo pelo qual permitiu que uma aproximação entre nós e o outro ocorresse.

Naquela ocasião do deserto, Jesus tinha ao Seu redor uma multidão de pessoas famintas e sedentas do sobrenatural de Deus – da cura, da compreensão, da libertação, das palavras de vida. E Jesus Se preocupou em não despedi-las como estavam, mas desejou abençoá-las antes de enviá-las de volta às suas casas.

Se buscarmos sensibilidade no Senhor, certamente começaremos a compreender como podemos abençoar aqueles que se aproximam de nós. Talvez não com bens materiais (embora isso também seja correto e necessário muitas vezes), mas com palavras de ânimo, com exortações até, com orações, com evangelismo, com um sorriso que seja, ou mesmo com o próprio silêncio. É bem possível que em algumas vezes nosso silêncio se torne uma bênção para quem só queria a certeza de uma companhia, de alguém que se preocupa em estar perto.

E não conclua que você somente dará sem receber em um encontro com quem quer que seja. Se você buscar a sensibilidade do Espírito Santo para receber o que o outro tem a te oferecer, certamente se surpreenderá ao entender que o maior beneficiado é você mesmo...