quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Neste dia que se chama Hoje

A Bíblia em um ano:
Levítico 11-14


“Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.”
Salmos 118.24


“Este” é um pronome demonstrativo, e é designativo de pessoa ou coisa que está presente, ou da coisa ou pessoa que está mais próxima de quem fala que outra. (Priberam)

Maravilhosamente empregado no versículo acima, lembra-nos que o tempo do agir do Senhor em nossas vidas não será apenas no dia em que Ele realizar um grande milagre. Grandes castelos são construídos de pequenos tijolos. Os milagres do Senhor se realizam dia após dia, pedra por pedra, momento por momento, e exige de nós apenas que continuemos firmes na nossa fé e dispostos a obedecer à voz Daquele que jamais erra, que jamais Se cansa, que jamais Se esquece, que jamais Se atrasa, para que possamos ver Sua glória a cada instante.

Portanto, o tempo de agir do Senhor não foi nem será; é! E é hoje! É este tempo. É agora.

Se observarmos isso cuidadosamente, veremos o quanto somos amparados pelo Espírito Santo e como não nos tem faltado a graça do Senhor. Nossa pressa em reclamar, em ficarmos insatisfeitos com as circunstâncias, nossa pressa em apontar o que nos falta, ofusca nossa visão e não nos permite perceber o quanto já temos conquistado em Deus.

Por isso, “este” também é o dia propício para revermos nossas vidas, reavaliarmos nossas posições diante das adversidades, refletirmos sobre nossa real entrega e gratidão ao Senhor Deus.

Mas interessante é que “Este” também é um pronome demonstrativo que designa pessoa ou coisa de que se falou por último lugar (Priberam). E isso nos volta outra vez à meditação sobre o cuidado do Senhor para com as vidas dos Seus filhos: Este é o dia em que o Senhor agiu em favor deles. E qual foi a última coisa que o Senhor falou ou fez por nós antes disso? Ele também esteve agindo em nosso favor.

Toda última ação do Senhor é uma ação para elevar a Sua glória e é em nosso auxílio, em favor da nossa libertação e da nossa salvação. De sorte que o Senhor sempre age em favor dos Seus amados. Ele nem mesmo dorme; está sempre alerta (Salmos 121.4), para que o mal não encontre brechas e torne os nossos dias em verdadeiros infernos.

Você já tentou imaginar os olhos do Senhor sempre – e sempre, e sempre – voltados em sua direção, observando cada gesto seu, testemunhando cada movimento de respiração que você faz? É assim que incessantemente Deus tem cuidado para que a minha e a sua vida sejam bem direcionadas, e mesmo que nos faltem riquezas e reconhecimentos entre os homens, não nos falta Paz nem satisfação em Cristo.

Hoje, agora, neste dia, estamos vivendo assim, sob total cuidado do Pai de amor. A única conclusão a que chegamos quando olhamos para esse amor tão inexplicável do Senhor é que realmente devemos nos alegrar e nos exultar neste dia que se chama hoje, quando o agir do nosso Deus em favor das nossas vidas é sempre presente, está sempre perto de nós e foi a última coisa que Ele fez por nós também.




Oh, Deus de amor sublime e incomparável! Tua maravilhosa graça se manifesta sobre os Teus filhos amados, cercando-os de todas as direções. Pai, quão maravilhoso é ser Teu e poder contar com a Tua fidelidade e cuidados constantemente! Gratos somos por tantos favores que jamais merecemos. Gratos somos por Jesus, pois sem Ele e sem a cruz não poderíamos viver este tempo de regozijo que Tu nos deste. Não poderíamos nem mesmo nos aproximar de Ti. Consola nossos corações quando nas angústias da vida, Senhor, e segura bem firme em nossa mão, para que caminhemos sempre ao Teu lado, com um louvor nos lábios proveniente da gratidão a explodir em nossos corações. No precioso nome de Jesus Cristo, nosso Amado Salvador e Senhor, nós oramos e agradecemos. Amém.