sábado, 17 de março de 2012

A alegria de ser um servo útil

A Bíblia em um ano:
1Samuel 9-13



"Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua."
João 3.28-30


Hoje é dia de festa em minha família!

Meu irmão receberá a bênção matrimonial nesta noite, na cerimônia religiosa do seu casamento. O casamento civil ocorreu ontem pela manhã.

Ele foi o primeiro dos três a se casar, quando era o que todos pensavam seria o último. O mais tímido, o mais sério, o mais esquivo, o mais isolado...

Muitas lições eu tiro desse acontecimento. Posso falar sobre as aparências que nos enganam tanto... Posso falar sobre a maneira tão inteligente de o Senhor Deus trabalhar, seguindo minuciosamente a ordem das nossas necessidades. Posso falar sobre a importância de guardar segredos entre nós e Deus sobre o que Ele está realizando em nossas vidas (o Júnior só nos contou que tinha uma namorada depois que o namoro realmente tinha sido encaminhado pelo Senhor).

Mas volto a usar um fato da vida real para ilustrar um fato espiritual que é evidente: a volta de Cristo e a alegria que explode nos corações de quem tem a honra de anunciá-la e trabalhar em prol daquele tão esperado momento.

O casamento do Cordeiro com a Noiva é algo inevitável e cada vez mais iminente. E por isso, os trabalhadores do Reino de Deus devem se empenhar com zelo e dedicação ainda maior, diante de tantas investidas malignas para desviar a atenção da Noiva, a santa Igreja do Senhor.

As arrumações por aqui para que a festa esteja linda e a casa do (novíssimo) casal esteja pronta a tempo, está bastante agitada. No início, eles decidiram não fazer festa. Apenas se casariam no Fórum e depois receberiam a bênção pastoral diante da igreja, num culto comum.

Mas como esse casamento foi promessa do Senhor para os dois desde o princípio, o próprio Deus Se encarregou de presentear-lhes também com uma festa completa. A congregação da noiva se prontificou a realizar uma festa com tudo o que o casal de pombinhos têm direito, inclusive vestido de noiva e convites. E tudo está muito lindo!

O traje do noivo, a lua-de-mel e alguns móveis para completar a casa ficaram por conta da família do noivo. E essa participação também nos trouxe grande alegria! São gastos que, embora nos apertem um pouco financeiramente, nos deixam satisfeitos por estarmos participando da realização de um sonho (deles e nosso), e isso, de fato, não tem preço.

Assim como não tem preço o trabalho empenhado pelos servos de Deus em favor do Reino eterno. Vidas precisam encontrar-se com Jesus Cristo e saber que há salvação disponível para elas e esperança de um futuro de glória eterna para todo aquele que tem Jesus por Salvador e Senhor da sua vida.

Não há palavras que expressem o sentimento de alegria e certeza de parte da missão cumprida quando uma alma sente-se tocada por algo da Bíblia que lhe ensinamos, por testemunhos que compartilhamos sobre o poder e da glória de Deus em nossas vidas, por conversões que acontecem pelo trabalho que desempenhamos com amor por nosso Senhor e pela Sua graça que nos aparelha e capacita a cada instante para isso.

Os amigos que prestam serviços ao Noivo e que O atendem e O ouvem, enchem-se de alegria quando ouvem a Sua voz. Esta é a nossa alegria, a qual se completará e perpetuará quando Ele voltar para buscar Sua Noiva e nós, Seus amigos e servos, lha apresentarmos a Ele com uma veste adornada por milhares de milhares de pedras preciosas – as muitas vidas que resgatamos pela anunciação das Boas Novas.

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126.5-6)

Que Ele possa contar conosco sempre, mesmo quando tivermos de chorar para que uma vida venha a sorrir aos pés de Cristo.

-------

Aos noivos – Júnior e Edvane – meus mais sinceros votos de graças eternas do Altíssimo, de Paz perfeita à sombra do Todo-Poderoso, e Luz e retidão sob a glória do Deus que lhes chamou, apresentou e une hoje, para uma missão muito mais ampla que crescer e multiplicar sobre a terra: a missão de serem felizes neste caminho da santidade que culmina na vida eterna.

Amo vocês!



Pai de misericórdia e infinita graça, hoje quero louvar o Teu nome pela vitória do meu irmão Júnior e da Edvane, e clamar a Tua presença sempre nesta união tão esperada. Agradeço ao Senhor pela oportunidade de participar desse momento tão precioso para minha família. Mas clamo ao Senhor também pelos Teus amados, chamados para a santidade e para a missão de semear santidade sobre a terra. Ajude o Teu povo a ser luz e iluminar, a ser sal e salgar. E a não desfalecer diante do cansaço no árduo trabalho pelo Reino, mas a alegrar-se e fortalecer-se sempre em Ti, para que Tua igreja esteja lindamente adornada pra Jesus, quando Ele voltar. No nome dEle, oramos e trabalhamos. Amém.