segunda-feira, 12 de março de 2012

Pela manhã, com o Teu amor leal

A Bíblia em um ano:
Juízes 18-21


"Satisfaze-nos pela manhã com o Teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes."
Salmos 90.14

O pedido de Moisés é um clamor que pode mudar nossos dias, um a um, se nós também o erguermos ao Senhor com sincero desejo de receber o Seu amor e vivê-lo em tudo o que fizermos.

O hebraico por trás da expressão “amor leal” denota o fato de ser bom amigo de alguém. O apelo ao “amor leal” do Senhor é frequente pelos santos do Senhor, pois ninguém no mundo inteiro pode ser melhor ou mais bondoso amigo, melhor ou mais cuidadoso Pai.

Sentir o amor do Senhor nos despertando e cuidando de nós logo pela manhã é a maneira certa de se começar um dia, ser feliz no decorrer de todo ele, e terminá-lo com êxito, com a certeza de um dia bem vivido, de batalhas travadas mas de paz mantida.

A dependência de Deus nos garante viva a esperança e direcionamento às nossas dúvidas. Sana o medo e garante a divina providência a todas as nossas necessidades. Esse zelo do Senhor sobre os Seus filhos é algo que palavras pouco conseguem expressar. E os motivos que O levam a isso, não podem ser compreendidos pela razão humana.

Por isso, Deus nos deu a fé. Por ela podemos aceitar o Seu imensurável amor sem questioná-lo, sem duvidar dele, sem mesmo compreender os porquês de Deus nos amar tanto. Apenas aceitamos Seu amor e aprendemos a sermos felizes como nada mais no mundo inteiro poderia nos tornar.

Moisés experimentou o sublime amor e provou quão grande e bom é esse amor. Para o servo de Deus tornou-se uma necessidade vital acordar diante desse amor pela manhã para que seu dia fosse iluminado. E diante das adversidades que o povo israelita enfrentava, enquanto esperava pelo descanso prometido na terra prometida (Êxodo 33.14; Deuteronômio 12.9), o amor do Senhor tornou-se a própria esperança viva daquele líder. Por isso seu clamor também soa como o de quem deseja que haja para si, um raiar do amor do Senhor para aliviar a longa noite tenebrosa da ira de Deus sobre Israel no deserto.

Façamos essa oração logo cedo: “Senhor, satisfaze-me hoje com o Teu amor leal, e durante todo o meu dia cantarei feliz. Pois só o Teu amor é capaz de suprir todas as minhas carências e preencher cada instante da minha vida, cobrindo-me de bondade e misericórdia enquanto atravesso esse deserto e caminho de volta para o Lar.”




DE MANHÃ