segunda-feira, 2 de abril de 2012

O batismo do EU

A Bíblia em um ano:
1Reis 5-9

“Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; desde modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadoiro de lama.”
II Pedro 2.21-22


Conhecer e não seguir... quantos de nós têm feito isso nos últimos dias!! Vários são os motivos pelos quais muitos não seguem as ordenanças de Deus: rebeldia, interpretação pessoal e errônea da Palavra do Espírito Santo, conveniências, descaso, medo, fraqueza espiritual...

Contudo, saímos do estado pecaminoso e recebemos nova vida em Cristo Jesus quando Este Se torna o nosso Senhor e Salvador. E o Espírito Santo de Deus passa a ser o Guia e Ajudador no nosso novo caminho. E esse é o sinal de todos quantos nasceram de novo em Cristo: eles têm prazer em obedecer e tornar-se íntimos de Deus.

O batismo nas águas é o símbolo da nova aliança com Deus... uma aliança de reconciliação (porque antes estávamos distantes por causa do pecado – Efésios 2.12-18), onde os pecados serão simbolicamente lavados e o novo homem que for emergido das águas acabou de renasce para Deus, para uma nova vida que se estabelecerá nos parâmetros divinos.

Mas ele, sozinho, não significa salvação. Alguém que se batizou e permanece na vida de pecados, isto é, que não tem o compromisso de obedecer e amar a Deus sobre todas as coisas e pessoas, inclusive sobre si mesmo, não nasceu de novo, e ainda corre o risco muito sério de prestar contas do seu mal testemunho de vida diante de Deus no dia do juízo. Assim, o cão voltou ao seu próprio vômito...

E a porquinha limpinha volta a rolar na lama... do pecado, porque nunca perdeu sua essência de imundície.... Bem assim são aqueles que foram batizados e nunca tomaram uma atitude de renunciar o mundo e a si mesmo para que Deus seja o centro de suas vidas: a única mudança perceptível foi que nas águas entraram pecadores secos e saíram pecadores molhados.

Se tornar um crente em Jesus requer de nós somente uma palavra. Ser um salvo em Jesus requer de nós muitas atitudes.