sábado, 7 de abril de 2012

Vapores de glória

A Bíblia em um ano:
1Reis 19-22


“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”
Tiago 4.14


Google.

Estive observando um vapor de água acontecendo nesta manhã. Eu estava na sombra, e o via nitidamente sendo lançado, bailando e se dissipando quando atravessavam pelos feixes da luz do sol que entrava pela minha janela.

Que espetáculo!

As gotículas d’água faziam uma dança suave, ligeira e encantadora, desde o momento que eram lançadas até se desfazerem completamente, afastando-se umas das outras, enfraquecendo-se pelo poder absorvedor do ar e, inevitavelmente, sumindo.

Enquanto eu olhava a cena, o lembrete do apóstolo Tiago veio à minha mente: “Vossa vida é um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4.14).

O curto período em que cada jato de vapor era lançado do aparelho, até o momento em que aqueles jatos se desfaziam, fez-me recordar quão breve é a nossa vida. Já construímos ou destruímos tantas vezes, já nos aborrecemos tanto, já sorrimos ou choramos tanto, já sonhamos, nos desiludimos e acordamos tantas e tantas vezes, já recomeçamos tantas vezes... E quando olhamos para trás, depois desses quase vinte anos, parece que foi a vinte dias que comecei minha caminhada com Cristo; depois de quase trinta anos de estudos, parece que foi a trinta dias que tive meu primeiro dia de aula na escola. Depois de tantos anos, parece que começamos a viver há algumas semanas apenas.

Mesmo assim, tantas pessoas vivem seu curto tempo sem se importar em viver o melhor – e o melhor não é se perder em drogas, em prostituição, em sexo desenfreado, arriscando a vida com “curtições” perigosas. Não. O melhor é viver bem, moderadamente, em Paz, sendo feliz e fazendo pessoas felizes. E para que isso seja, de fato, assim, é necessário viver em comunhão com Deus. O melhor é viver com Deus! (Salmos 1, 84; Isaías 26.3)

Só o Senhor pode nos dar felicidade verdadeira, a qual não está no acúmulo de bens, nem em prestígios diante dos homens, tampouco em isolar-se do mundo. Só o Senhor pode nos ajudar a ter Paz enquanto nossa (curta) vida é atacada por todos os lados pelo mal e por seus agentes. Só o Senhor pode nos ajudar a vivermos bem as nossas vidas, de forma a chegarmos ao fim dos nossos dias com a certeza que fizemos o nosso melhor e aproveitamos o melhor que a vida (a nossa vida) nos ofereceu.

Penso que se o período médio da vida fosse maior que os setenta ou oitenta anos que o Senhor determina (Salmos 90.10), nos dias atuais seria um martírio vivermos, tamanhas são as dificuldades que enfrentamos hoje, as quais tendem a piorar ainda mais (Mateus 24.8), conforme passa o tempo e o mundo (sistema maligno) amplia suas tendas. Contudo, o mundo físico que Deus nos deu é maravilhoso! Os sentimentos que Deus coloca em nós são extraordinários! E a capacidade que Deus nos deu de usarmos tudo isso em favor do bem é impressionante!

Por isso, penso (e pratico isso), que é possível ser feliz, progredir, amar e ter paz, mesmo quando nossas vidas estão sendo atormentadas pelas maiores adversidades. É possível viver colaborando para que outras pessoas também vivam assim. E é possível receber tal participação delas também em nossas vidas. É uma troca constante, entende? Assim como as gotículas do vapor trocam de lugar o tempo inteiro, uma cooperando com a outra – e todas cooperando com o grupo – para que um lindo bailado aconteça e uma umidade tome o ambiente – trazendo um pouco mais de saúde aos humanos – assim também é possível examinarmos tudo e retermos o que é bom (1Tessalonicenses 5.21).

E a beleza do nosso bailado pela vida está aí: a comunhão entre irmãos e a comunhão plena com nosso Deus, nosso Criador. À luz do Sol – nosso Jesus – esse bailado fica ainda mais belo, mais nítido e mais encantador.

Pense nisso!

A nossa vida é como um vapor, que é formado, brevemente passa e logo se acaba. Como você quer viver esse curto período de graça? (Sim, da graça de Deus, porque viver é um favor que Deus nos presta. A vida é um grande presente que Ele nos dá, todos os dias.) Que tipo de impressão você quer deixar para Aquele que te dá a oportunidade de viver as maravilhas da Sua graça e do Seu amor todos os dias?

Minha oração é para que seu coração seja inundado pelo desejo de viver bem, primeiramente com Deus, com o outro e consigo mesmo, ainda que a vida pareça curta demais para isso. Mesmo que nossas vidas sejam como um vapor, à luz de Cristo se tornam vapores de glória e exaltam o nome do Deus que nos sustenta dia após dia.