sexta-feira, 25 de maio de 2012

Não por outros


A Bíblia em um ano:
Jó 33-38

NÃO POR OUTROS


“Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos, pelos pais; cada qual morrerá pelo seu pecado.”
Deuteronômio 24.16

Ainda que um de nós morresse por outro, nem assim poderíamos salvar uma alma ou amenizar seu sofrimento eterno caso perdesse a salvação. A salvação é individual. Não há possibilidades de ser transferida ou adiantada por meio dos sacrifícios de outras pessoas.

O que formos e fizermos em vida calçará nossa estadia no futuro após a morte. De acordo com a Bíblia... “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 8.1). O apóstolo Paulo aqui nos fala da vitória sobre o pecado. O Espírito Santo que em nós habita nos liberta do poder do pecado.

Quem anda em pecado não está liberto; não experimentou o novo nascimento, não se converteu; continua andando conforme o mundo. Para se libertar precisa conhecer a Verdade, e a Verdade é Jesus Cristo (João 8.32, 36). “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9).

Se estivermos em Cristo, na fé e na obediência, não sobram pecados “leves” para nos levar ao fogo do inferno. O sangue de Jesus nos purifica de TODO pecado, de qualquer pecado. TODOS os pecados ser-nos-ão perdoados. Mas somente a nós mesmos caberá responder por nossas vidas e atos diante do Senhor Deus...

Devemos, pois, cada um, cuidar de seu próprio caminho diante do Deus Salvador, a fim de testemunharmos, em tudo, a presença do Eterno em nossas vidas, e assim contribuirmos para a boa orientação espiritual de muitos. A salvação é pessoal, assim como a condenação também  é; e “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14.12)