segunda-feira, 7 de maio de 2012

O fiel


A Bíblia em um ano:
Esdras 1-5

“...Sê fiel até a morte, e dar-te-Ei a coroa da vida.”
Apocalipse 2.10

As quatro primeiras definições que o dicionário nos dá sobre a palavra “fiel” são: (1) Que cumpre aquilo a que se obriga; (2) Probo (honrado, de caráter íntegro); (3) Exato; (4) Verídico. (Dicionário da língua portuguesa Ruth Rocha).

Em várias referências bíblicas vemos o Senhor Se revelando fiel ao Seu povo e até aos estrangeiros. A Bíblia tem descrito, integralmente, um Deus verdadeiramente fiel. E nada temos a reclamar a Seu respeito. Portanto, todos os adjetivos acima cabem à Sua santa pessoa.

Em Apocalipse vemos Jesus orientando Seu povo a viver constantemente sob essa mesma personalidade. Ele não nos orientou, simplesmente, a sermos fiéis. Ele disse: “até a morte”. Isto nos faz entender que, em todo o tempo e em qualquer situação, devemos ser, no mínimo:

(1) pessoas que cumprem o que diz, e não faltam com a responsabilidade de honrar seus compromissos, e, conseqüentemente, honram o nome do Deus que levam;

(2) honradas, de caráter íntegro, em quem não falta nada, e de quem nem o mundo nem os inimigos podem dar mal testemunho com motivos reais;

(3) precisas,  exatas em tudo o que disser ou fizer, que não aumentam nem diminuem os fatos (o que passa do “sim, sim, não, não” é de procedência maligna – Mateus 5.37); pessoas que não ricocheteiam entre dois pensamentos  nem titubeiam em tomar decisões, porque estão sob a direção de Deus e sabem buscar nEle a melhor determinação;

(4) pessoas que falam a verdade, que praticam a verdade, que amam a verdade, que vivem a verdade; são sinceras, não omissas, mas determinadas a viverem como Jesus viveu e nos ensinou a viver.

São características de Deus, nosso Pai.

Sendo nós, Seus filhos, não deveríamos fazer tudo o que podemos para que nos pareçamos cada vez mais com Ele?

Oremos:

Papai do Céu, eu Te peço perdão pelas qualidades que há em mim e que não condizem com as Tuas. Por favor, querido Papai, me ensine a me parecer mais Contigo. Sei que em Ti há perfeição, há amor verdadeiro, há pureza. Me ensine a desprezar minha vontade carnal e natural, para abrir espaço em minha vida  para que Tua glória Se revele em mim e mostre ao mundo como é vantajoso ser um autêntico filho de Deus. No nome do meu irmão mais velho, o Senhor Jesus, que me dá o maior modelo de santidade que possa existir, eu oro. Amém.