domingo, 3 de junho de 2012

Pela fé, a exemplo de Cristo...


A Bíblia em um ano:
Salmos 25-30


“Porque Eu vos dei exemplo, para que, como Eu fiz, façais vós também.”
João 13.15

A fé é o elo entre o homem e Deus. Por ela nós conhecemos a vontade do Senhor para nós e podemos realizá-la, certos que Sua vontade sempre intenta o melhor para nós, mesmo que nós não compreendamos os meios para alcançá-la, ou mesmo que esses meios pareçam sem razão demais para nós.

Mas Deus não é um Deus razoável, não é? Ele não Se limita a agir conforme a nossa razão.

Quando Jesus disse que nos deixava Seu exemplo para que nós o seguíssemos, o Senhor queria (também) estimular nossa fé. Quem de nós tocaria amavelmente num imundo? Quem de nós acolheria um “Judas” sabendo que ele logo nos entregaria nas mãos dos nossos inimigos? Quem de nós lavaria os pés empoeirados de discípulos orgulhosos, grosseiros e duvidosos? Quem de nós suportaria as dores de um calvário, uma trajetória de humilhação e escárnios, e uma morte de cruz, em nome do amor por quem nunca mereceu nada disso?

A fé é a força que nos conduz a realizar tais coisas, não literalmente, como foi com Jesus, pois com o Seu sacrifício toda a obra da redenção já foi consumada, mas espiritualmente, amando e suportando, acolhendo e abençoando, ensinando e se doando, obedecendo a Deus e adorando-O em espírito e em verdade, a exemplo de Jesus.

É pela fé que sabemos e aceitamos que Seus exemplos são os melhores caminhos para nós. Porque pela fé vemos aonde Jesus chegou – a eterna glória – e pela fé nós também podemos caminhar para lá.