segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

De perdido para sempre a salvo eternamente...


A Bíblia em um ano:
Gálatas 5-6
Efésios 1-2

Seguindo o destino. By Jorge Casais. Disponível no Google.



“Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.”
Mateus 18.11

  
 “Perdido”. Essa palavra tem sido a que melhor traduz a realidade de muitas vidas hoje.

Segundo o dicionário Aurélio, ela significa: “1. Sumido, desaparecido. 2. Extraviado. 3. Pervertido. 4. Libertino. 5. Destruído; irrecuperável. 6. Longínquo.”

“Perdido” é um vocábulo derivado da palavra “perder” que, por sua vez, é sinônimo de “1. Ser ou ficar privado de (coisa que se possuía). 2. Cessar de ter ou deixar de sentir. 3. Sofrer a perda, o prejuízo de. 4. Não aproveitar. 5. Ter mau êxito em. 6. Esquecer em lugar de que não se tem lembrança. 7. Deixar de viajar em (um veículo) por não chegar na hora própria. 8. Perverter, corromper. 9. Deixar de ver ou de ouvir. 10. Desperdiçar. 11. Ser vencido em. 12. Não chegar a dar à luz. 13. Ser derrotado. 14 Sofrer dano ou prejuízo. 15. Arruinar-se, desgraçar-se. 16. Extraviar-se.” (Dic. Aurélio)

Observando todos esses significados e transpondo-os à passagem citada por Jesus Cristo, passamos a entender a miséria espiritual em que o homem caído se encontrava, bem como a necessidade urgente de um Salvador Se prontificar a fazer algo que pudesse ajudar o homem a reconstruir sua história de vida.

Contudo, Jesus não veio nos “encontrar”. Essa não foi a expressão usada por Ele em relação à Sua missão neste mundo. Segundo o mesmo dicionário, “encontrar” significa “deparar com; defrontar-se; atinar com; descobrir; ir de encontro a; chocar-se; achar; ir ter com alguém; deparar por acaso”. Ora, Jesus não veio aqui somente para “Se deparar por acaso” conosco. Ele tinha uma missão, isto é, a maior comissão já constituída por Deus a alguém em toda a História da Criação. Sim! Jesus tinha a missão de nos “Salvar”! Ele veio nos salvar e não nos encontrar, porque Ele sabia onde estávamos, mas via que não conseguíamos sair de lá.

Salvar: “1. Tirar ou livrar (de ruína, perigo, ou perda total). 2. Salvar. 3. Defender, preservar. 4. Dar a salvação a; livrar das penas do inferno. 5. Saudar. 6. Registrar ou armazenar (informações) de modo a poder recuperá-las posteriormente, geralmente gravando-as em memória secundária. 7. Dar salva de artilharia. 8. Pôr-se a salvo dalgum perigo. 9. Livrar-se.” (Dic. Aurélio). Eis aí a nobre missão do Senhor Jesus!

Ele veio fazer por nós aquilo que nós mesmos não poderíamos fazer. O que precisávamos e não podíamos alcançar, Deus nos deu através de Seu único Filho, sacrificado, morto e ressurreto para que nossas vidas fossem redirecionadas para outra realidade. Uma realidade melhor, onde o mal já não pudesse remontar sobre nós os efeitos da palavra “perdido”.

“Perdidos”, andávamos completamente infelizes, sem nenhuma esperança de paz nem de vida. Mas os efeitos da “salvação” de Jesus Cristo são visíveis nas atitudes e nas vidas de todos quantos reconhecem Jesus Cristo como único Senhor e Salvador e entregam suas vidas aos cuidados Dele.

E você... Em qual dessas duas palavras melhor se enquadra: “perdido” ou “salvo”?

Se a primeira é a tua opção, este é o dia que o Senhor te deu para uma nova oportunidade de se entregar ao Único que pode mudar a tua história e te abençoar com a verdadeira e completa salvação. Se hoje ouvires a voz do Senhor, não endureçais o teu coração, mas entregue sua vida a Jesus Cristo e sinta, na prática, a diferença e a superioridade em ser um “salvo”.

De “perdido para sempre” a “salvo eternamente”, a diferença é pertencer a Jesus Cristo.