sábado, 23 de janeiro de 2016

Sábados


"O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." (2Pedro 3.9)


"A palavra hebraica שבת (shabat), tem relação com o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar", "parar". Apesar de ser vista quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessação", com a implicação de "parar o trabalho"." (Dr. José Renato Pedroza) [1]

Diferente dos demais dias da criação, o sábado, dia do descanso (ou dia de "cessar o trabalho", tradução mais exata para a passagem do livro de Gênesis 2:1-3) não tem uma obra concluída, isto é, a Bíblia não registra um fim para o sétimo dia, como registra para os demais: "Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro (o segundo, o terceiro... o sexto) dia" [2].

Na verdade, tanto os dias da Criação quanto o dia do descanso divino foram uma simbologia do que Deus ia providenciar para o homem. Ao cessar Seu trabalho no sétimo dia e não registrar um fim para esse dia nas Escrituras Sagradas, Deus estava apontando para a humanidade e dizendo algo do tipo: "Ei, chegará um momento de plenitude e descanso para vocês, que será na eternidade. Um tempo que não terá fim!"

Ao estabelecer o sábado como dia santo e ordenar que o guardássemos, Deus estava querendo manter viva na nossa memória que Ele fará esse tempo chegar, e quão importante é para o ser humano esse tempo, porque ele será o fim de toda dor para os que estiverem em Cristo, o Senhor do Sábado e de tudo mais [3], ou o começo da eterna dor para os que partirem sem Ele [4].

O descanso de Deus foi um tipo do nosso descanso eterno. E ao nos dar um sábado novo a cada 7 dias da semana, Deus reforça periodicamente Seu aviso sobre a vida eterna que está preparada para nós, e a necessidade de nos prepararmos para ela.


[1] Disponível em http://simceros.ning.com/…/blogs/shabat-shalom-sabado-de-paz
[2] Gênesis 1:5,8,13,19,23,31
[3] Lucas 6.1-5; Mateus 28.18; Apocalipse 19.16
[4] João 3:16-18; Apocalipse 20.15



------
A imagem constante neste post encontra-se disponível na Internet. Caso você possua direito autoral sobre ela, por gentileza, queira nos contactar, para que procedamos com a devida identificação ou imediata remoção da mesma.