domingo, 3 de abril de 2016

Volta pra casa


"[...] E eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28.20)

Coisas simples alegram nossas vidas.

Encerrando um dia de muita correria, sentindo-se muito cansado e sozinho, numa parada de ônibus qualquer, faz diferença observar para o alto e se perder no encanto de uma andorinha solitária voando sobre as copas das árvores altas de um canteiro do outro lado da pista.

Eu estava lá, recebendo esse singelo presente de fim de tarde. Olhei rapidamente ao redor, esperando o resto do bando, mas não avistei nenhuma outra andorinha. Era uma avezinha solitária, que batia suas asinhas em ritmo compassado, alternando pressa, satisfação e objetividade num mesmo segundo.

Na imensidão do céu, todo seu, ela sabia aonde ia e fazia isso da maneira que tinha de ser, sem se incomodar com os expectadores curiosos ou impressionados como eu. Provavelmente, ia em busca de voltar ao ninho. Afinal, o sol estava quase terminando de se esconder.

Uma cena de poucos segundos, que nos dá ensinamentos eternos, quando pensamos em como, às vezes, incomodam-nos os comentários, a curiosidade, as observações e críticas a nosso respeito, enquanto nosso voo pela vida que escolhemos prossegue. Ou, mais ainda, como voar sozinho, às vezes, cansa. Contudo, se a mão do Eterno for a redoma que nos protege, as críticas, os empecilhos, os olhares reprovadores, a tristeza de voar só, o ocaso, nada disso impedirá nosso voo de se completar. 

O Deus que dá fôlego e sustenta as aves do céu, diz que nós valemos muito mais do que elas (Mateus 6:25-26). E foi Ele mesmo quem prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28.20). Assim, um voo solitário, longe do bando - que preferiu seguir por caminhos mais espaçosos - ou cheio de obstáculos que a vida inevitavelmente nos traz, nunca será um voo infeliz, se mesmo de longe nos acompanha o olhar preciso e constante do Senhor.

Andorinha voltando para o ninho, eu voltando para casa, a igreja voltando para a glória. Todos com a mesma certeza: Que nosso lugar de descanso está nos esperando, e o Deus Vivo,  trazendo as providências exatas que precisamos, é que nos ajudará a chegarmos lá.


------
A imagem constante neste post encontra-se disponível na Internet. Caso você possua direito autoral sobre ela, por gentileza, queira nos contactar, para que procedamos com a devida identificação ou imediata remoção da mesma.